quarta-feira, 16 de maio de 2012

Dicas para lanches saudáveis

Dicas para lanches saudáveis
A lancheira deve conter:
•Carboidrato: pães, bolo vão fornecer energia para a criança.
• Proteína: leite de soja e derivados, carne de frango, embutidos magros como o peito de peru, que são fundamentais para o desenvolvimento.
• Vitaminas e minerais: frutas e verduras são essenciais para melhorar o sistema imunológico e fazer com que o organismo funcione adequadamente. Boas opções por serem fáceis de serem descascadas ou mesmo consumidas com casca são banana, maçã, pêra, goiaba, uva, tangerina e morango.
A fruta colocada na lancheira pode ser escolhida pela criança. Se ela não quiser nenhuma, escolha frutas que não estragam com facilidade e envie junto na lancheira. Se a criança não comer na escola, ela comerá em outra oportunidade.
Sucos de frutas, de soja ou leite de soja, industrializados de caixinha, pois são resistentes às variações de temperatura e não estragam facilmente, devendo ser consumidos com moderação, pois têm corantes, conservantes, sódio, etc.
Já o suco natural não foi indicado, pois perde suas vitaminas minutos depois de pronto, o ideal é tomar logo após o preparo, também estraga facilmente e está sujeito à proliferação de microorganismos rapidamente.
Além dessas dicas é importante que a lancheira da criança sempre tenha:
- uma garafinha de água. As crianças esquecem de beber água. 
Avise à professora para lembrar o seu filho de tomar a água.

Não tenha:
Guloseimas como balas, pirulitos e bolachas recheadas, além de alimentos ricos em gorduras como salgadinhos, salgados fritos, etc.
Lembrando sempre que esses alimentos não são proibidos, mas devem ser consumidos esporadicamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário